AutoCAD Civil 3D – Introdução


AutoCAD Civil 3D é um software da Autodesk que oferece todo o suporte necessário para que o conceito de BIM seja aplicado para diversos tipos de projetos de infraestrutura civil. Por mais que o Civil 3D seja voltado para esta área,  vale a pena ressaltar que você pode utilizar as suas ferramentas para muitas outras aplicações que são limitadas somente pela sua imaginação! O Civil 3D possui as mesmas funções do AutoCAD 2D/3D e uma interface muito parecida. Mas não se engane! Dificilmente você irá utilizar comandos normais como Polyline e Copy, tudo será feito com as poderosas funções do Civil 3D.


Confira a seguir um breve resumo das aplicações:


Levantamentos topográficos (Survey):


O Civil 3D permite a importação de dados de campo de Topografia para a geração de modelos digitais de terreno e geração do produto final. Com inúmeras ferramentas para criação e edição de pontos e linhas de interesse, o processo pode ficar praticamente automático se o levantamento foi realizado com os padrões necessários.



Geoprocessamento (Geoprocessing):


Com a incorporação do AutoCAD Map no Civil 3D, é possível utilizá-lo para mexer em dados de SIG (Sistema de Informação Geográfica), trabalhar com os diferentes sistemas de coordenadas para referenciar suas informações e gerar mapas para apresentar seus dados.




Loteamento (Parcels):