BIMExperts Treinamentos Ltda.

CNPJ: 30.750.073/0001-61

Endereço: Rua Major Inácio Machado, 17, Sala A - Santa Luzia, PB

Política de Privacidade | Termos e Condições de Uso

© BIMExperts 2020. Todos os direitos reservados.

Conecte-se com a BIMExperts!

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Blockchain e BIM

Atualizado: 24 de Mar de 2019


Nos últimos tempos provavelmente muitos de vocês ouviram falar sobre criptomoedas, bitcoin e blockchain.


O que poucos imaginam é o impacto que a tecnologia do blockchain (que está por trás do bitcoin e criptomoedas) pode trazer para indústria da construção civil.



Para começar, o que é blockchain?


De maneira extremamente simplificada, blockchain é uma tecnologia que permite a informação ser distribuída ao invés de ser copiada. A maneira mais fácil de entender o que é Blockchain, é entender a sua tradução literal, cadeia de blocos. Simples assim. É uma cadeia de blocos, onde cada bloco carrega dados, o hash do bloco anterior e do seu próprio hash.


O tipo de dado que o bloco carrega depende da cadeia. No caso de um blockchain de bitcon, cada bloco armazena informações de transações (Ex. remetente, receptor e valor de moedas).


O hash funciona como uma impressão digital, é único e responsável por identificar o bloco e o seu conteúdo. Quando você muda algo dentro do bloco, o Hash é alterado.

O fato do bloco carregar o hash do bloco anterior é justamente o que cria a cadeia de blocos e torna o Blockchain tão seguro (Isso e o fato da cadeia completa de blocos ser copiada sempre que alguém novo se torna parte da rede, ou seja, um novo bloco só pode ser adicionado depois de verificado entre todos que fazem parte da rede).


E o que isso tem a ver com o BIM?


Quantos de vocês não ouviram ou se perguntaram ao menos uma vez “e a responsabilidade técnica? Quando eu compartilho meu modelo com outra pessoa, ela pode fazer qualquer alteração…”


Entendeu agora? Não?! Ok é o seguinte.


Quando a tecnologia do Blockchain chegar a nossa indústria, e finalmente fundir com o BIM a mudança mais direta é a seguinte: Toda e qualquer alteração será armazenada em um bloco (Ex. Alteração, data, usuário), essa alteração somente será aceita com o consenso de todos os que estão na rede (uma alteração só será permitida, com o consenso, que só é possível quando todos trabalham na mesma versão) e nenhuma informação será copiada, ao invés disso, distribuída.




WOW! Brilhante né? Agora… tem mais.


A tecnologia do blockchain não para de evoluir, e já existe algo que se chama “smart contracts” ou contratos inteligentes. Aos que trabalham dentro de suprimentos e compras, prestem atenção, porque isso vai abalar a sua estrutura.


O que são smart contracts?


Funcionam como contratos normais, a diferença é que eles são auto executáveis. Basicamente é dito a rede que ocorrendo um evento “x” certas unidades digitais (de bitcoin) serão transferidos de uma pessoa a outra.


Vocês conseguem imaginar o impacto dos smart contracts com os softwares que permitem atualizar modelos com medições em obra? Pois é. Todos os nossos processos serão remodelados.


Esse não é um futuro distante. E você está pronto?

------------------------------

Até o próximo BIMConteúdo.

Por: Marina Macedo.

--

BIMEXPERTS - Tudo sobre Building Information Modeling.


49 visualizações