top of page

Case - Residência Unifamiliar

Autor: José Carlos Soares | Coordenador BIM na GR Soluções


A elaboração de projetos em BIM (Building Information Modeling) é um processo que envolve vários players responsáveis pelas diversas disciplinas que compõem a edificação. Qualquer processo que seja executado por um grupo ou que seja composto por atividades coletivas tem como fator preponderante a comunicação entre os envolvidos. Neste caso, onde o empreendimento em questão era uma residência unifamiliar e foi perceptível que a comunicação entre os engenheiros e arquitetos foi de suma importância para a definição de soluções e o bom detalhamento dos projetos. Este texto tem como objetivo explanar, de maneira resumida e sucinta como ocorreu o processo de elaboração dos projetos envolvidos neste caso. 


O case se trata de uma unidade residencial unifamiliar térrea. Os projetos envolvidos foram arquitetura, estruturas, instalações elétricas, água fria e esgoto. A elaboração deste projeto trouxe várias reflexões sobre o fluxo de trabalho e a discussão sobre diversas soluções construtivas a respeito da obra.


Até então, durante nossas experiências, esse fluxo de trabalho foi o mais eficiente. Vale ressaltar que não tínhamos BIP ou BEP em documentos, todavia já havia um acordo sobre os entregáveis e uma familiaridade de trabalho entre os envolvidos. O armazenamento dos arquivos foi feita de forma organizada utilizando o Dropbox (essa seria nossa ferramenta de DMS). Com o modelo de arquitetura concebido e aprovado, foi feito o upload dele para o Dropbox para que as disciplinas de estruturas e instalações pudessem vincula-lo. A estrutura foi concebida no Revit, assim como as instalações. Com o auxílio do Plug-in do TQS para Revit, a concepção estrutural foi lançada no TQS para que pudesse ser dimensionada.


Em paralelo a esta atividade as instalações foram então sendo concebidas e também dimensionadas no Revit, através de planilhas de cálculo e do Plug-in da OFCDesk. Todos os arquivos atualizados eram diretamente sincronizados com o Dropbox. Vale lembrar que não era permitido que dois usuários acessassem o mesmo arquivo no mesmo momento. Os principais conflitos encontrados foram com relação às tubulações de 40mm e 50mm que desciam verticalmente embutidas nas paredes e encontravam com as vigas baldrame. Em obra, a solução mais adotada na região seria quebrar parte das vigas utilizando martelete. Para evitar tal conflito, optamos por rebaixar essas vigas 10cm, permitindo que os joelhos e curvas pudessem passar entre o contrapiso e estruturas. Os demais furos nas vigas foram previstos, neste ponto, vale ressaltar que cada furo foi discutido com o calculista e se fosse necessário haveriam mudanças a serem feitas nas instalações de esgoto.


O projeto luminotécnico foi feito junto ao arquiteto, todavia, não foram modeladas as famílias de luminárias apenas postos as caixas octogonais que previriam as cargas a serem utilizadas naqueles pontos. O ponto crítico do projeto luminotécnico foi a presença de pé direito duplo e como embutir os eletrodutos na transição com um pé direito normal.


Os quantitativos foram extraidos do Revit e TQS para orçamentação, que acontecerá em excel por outro profissional, para isso, as tabelas foram exportadas do Revit em formato txt e importadas para o excel, e por fim, entregues ao orçamentista.


Este case ainda não foi concluído porém já está disponível no Behance - A360, havendo algumas pendências em seus projetos e pequenas correções a serem feitas.


Para concluir, acredito que esse fluxo se adequou bem à nossa realidade de profissionais autônomos, sem condições financeiras, ainda, para trabalhar simultaneamente utilizando um servidor. Os resultados foram alcançados principalmente pelo fato da comunicação entre os usuários ser direta, templates e famílias bem estruturadas e o domínio das ferramentas por cada um ser considerado excelente.


 

Arquiteto: Gabriel Lustosa @arq.gabriellustosa

Engenheiro Estruturas: Heitor Alecrim

Engenheiro Instalações: José Carlos Soares @josecsmj

760 visualizações1 comentário
bottom of page