Collaboration for Revit



Já imaginou a possibilidade de ter todos os modelos de um projeto no mesmo lugar, acessível de qualquer lugar que ofereça uma conexão de internet?

Poder trabalhar em casa no projeto, junto com o teu colega que está no escritório ou em qualquer outra parte do mundo?


Quando me falaram dessa solução eu fiquei bem cético, a primeira solução para o Revit é o Revit Server, o que ouvi falar sobre ele não me animou a tentar.


Ano passado, assinamos o pacote Collaboration for Revit, porque precisávamos do Revit e do AutoCAD, e sinceramente, não chegamos a cogitar a ideia de usar o A360 team como hospedeiro de nossos projetos na Filippon.


Este ano, por ser Expert Elite, resolvi pedir acesso ao serviço, agora o Collaboration for Revit está vinculado com o BIM 360 Team, antigo A360 Team.


Fiz alguns testes com o Assis Haubert e fiquei surpreso com os resultados.


COMO FUNCIONA O C4R?



O fluxo de trabalho consiste em criar o projeto dentro do BIM 360 Team, todos os projetos ficarão armazenados no diretório raiz, dessa forma, organizar os nomes dos arquivos é muito importante.


No gerenciamento de usuários, envie convites para os e-mails das pessoas que irão participar do projeto. O e-mail utilizado deve estar vinculado à conta Autodesk do usuário. Cada usuário deve responder ao e-mail para ser ativado na pasta do BIM 360 Team. Atualmente existem somente dois níveis, editor e visualizador, os nomes dispensam maiores explicações.


Para usar o Collaboration for Revit, além habilitar o serviço, é necessário instalar o plugin se for usar o Revit 2016. No Revit 2017, a instalação padrão acessa o A360. A atualização do Revit 2017.2 disponibiliza o BIM 360 Team. No Revit 2018 o programa já está incluído por padrão.

Não conseguimos configurar no 2015.


Após instalar o plugin, ao clicar em OPEN, irá aparecer um grande B azul, indicando que a pasta na nuvem está disponível. Para ter acesso à pasta na nuvem é indispensável que o usuário esteja logado no A360 ou no Revit, ou mesmo no Desktop Application.

É possível fazer upload direto para a pasta no BIM 360 Team, porém ao fazer isso, o arquivo não estará disponível para uso no Revit, será como um drive na nuvem.

Para que funcione de forma correta, abra o template desejado no Revit e salve o arquivo com o nome desejado, habilite o compartilhamento. Na interface após a instalação do plugin, o comando que ativa o compartilhamento se chama Collaborate. Após clicar no comando, a janela de seleção do local do arquivo irá se abrir. Selecione a opção Collaborate using the cloud.



Defina o nome do arquivo e a pasta do projeto



A seguir o Revit irá salvar o projeto na pasta do BIM 360 Team e no local de compartilhamento na nuvem



A partir de agora trabalhe normalmente como num arquivo compartilhado, o processo é idêntico. Ao sincronizar com o central aparecerão as seguintes telas.





Ao concluir, a sincronização terá sido feita. Neste momento, caso tenho problemas de internet durante a etapa de sincronização, o trabalho não será perdido, mas precisará esperar o time out do serviço. Feche sem salvar, utilize o comando salvar para salvar localmente.



Depois, quando o serviço de internet for reestabelecido, abra o arquivo a