Principais desafios das pequenas empresas na adoção do BIM.

Atualizado: 23 de Mar de 2019

A princípio vamos entender o que é ou como se

caracteriza uma pequena empresa.




As principais características que devem ser analisadas para classificar o porte de uma empresa são: Número de empregados, Receita Bruta Anual, Tecnologia - Informática, Proposta e Compromisso.




Apesar de todos estes aspectos o número de funcionários ainda é o critério de maior valia. No Brasil uma pequena empresa de comércio e serviços seria classificada contendo de 10 a 49 funcionários enquanto uma micro empresa seria até 9.




Isto seria assunto para um artigo completo, porém não é o foco deste, o fato é que a maior parte das empresas no setor da construção são pequenas empresas e por isto entender seus desafios e propor possíveis soluções é tão importante.


Os Desafios…


Alguns autores consideram a pro-atividade, a aceitação em relação a mudança dos integrantes da equipe e as questões culturais os maiores desafios na adoção do BIM. Porém são diversos os pontos que envolvem esta problemática, entre eles:


  •  Falta de formação em BIM.

  •  Falta de compreensão do que é o BIM e seus benefícios.

  •  Falta de colaboradores que já trabalhem BIM.

  •  Falta de tempo para dedicação à implementação.

  •  Custo de software e hardware.


Este último (custo de software) em uma pequena empresa também é um dos fatores que tornam esta adoção ainda mais lenta, podendo chegar em 50% do custo total da implementação.


Em resumo, podemos entender que a grande problemática das pequenas empresas é a escassez de recursos sendo eles de Pessoas, Tempo e Dinheiro.


Abaixo, explico alguns pontos que envolvem cada uma delas:


Pessoas: