23 Benefícios do BIM para o seu empreendimento (Parte III)

Atualizado: 23 de Mar de 2019

# Usos do BIM na fase de Construção:



13. Coordenação 3D (Construção)


Um processo no qual programas de detecção de conflitos são usados durante o processo de coordenação para determinar conflitos de campo, comparando modelos 3D de sistemas de construção (Arquitetônico, Estrutural, Hidráulico, Elétrico, etc.). A meta da detecção de conflitos é  identificá-los antes da instalação do sistema, gerando economias de tempo e dinheiro.



14. Planejamento de Canteiro de Obras (Construção)


Processo no qual a Plataforma BIM é usada para representar graficamente as instalações permanentes e temporárias no canteiro de obras durante várias fases do processo de construção. Também pode ser associado com o cronograma de atividades de construção para transmitir os requisitos de espaço e de sequenciamento. Informações adicionais incorporadas ao modelo podem incluir recursos de trabalho, materiais com entregas associadas e localização de equipamentos. Devido ao fato que os componentes do modelo 3D podem ser diretamente ligados com o cronograma, as funções de gestão local, tais como visualização 4D, replanejamento de curto prazo e análise de recursos podem ser analisadas ao longo de diferentes dados espaciais e temporais.


Figura 10: Planejamento de canteiro de obras usando o Google SketchUP.


15. Design de Sistemas Construtivos (Construção)


Processo no qual programas de arquitetura de modelagem 3D são usados para projetar e analisar a construção de sistemas de construção complexos (por exemplo, trabalhos de forma, painéis de vidro, tirantes, etc.), a fim de aumentar o planejamento.