23 Benefícios do BIM para o seu empreendimento (Parte IV)

Atualizado: 23 de Mar de 2019

Usos do BIM na fase de Operação e Manutenção:



18. Modelagem de Registro (Operação)


A Modelagem de Registro é o processo usado para descrever uma representação precisa das condições físicas, de ambiente e de patrimônio de uma instalação. O modelo de registro deve, no mínimo, conter informações relativas aos principais elementos de arquitetura, de estrutura e MEP (Mecânico, Elétrico e Hidráulico). A modelagem de registro é feita após a construção e serve como um banco de informações que pode ser utilizado pelo proprietário para futuras reformas ou manutenções.


19. Cronograma de Manutenção (Operação)


Processo em que a estrutura do edifício (paredes, pisos, telhado, etc.) e instalações (mecânica, elétrica, encanamento, etc.) são gerenciados durante a vida operacional de uma instalação. Um software bim de manutenção bem sucedido irá melhorar o desempenho do edifício, reduzir reparos e os custos gerais de operação.


20. Análise de Sistemas de Instalações (Operação)


Processo que mede a performance de um edifício comparada ao projeto especificado. Isto inclui como o sistema mecânico opera e quanta energia o edifício utiliza. Outros aspectos desta análise incluem, mas está não se limitando a, estudos de fachada ventilada, análise de fluxo de ar, iluminação, estudos de dinâmica de fluidos computacionais interna e externa e análise solar.


21. Gerenciamento de Ativos (Operação)


Processo em que um sistema de gestão é organizado e relacionado à um modelo de registro BIM para auxiliar eficientemente na manutenção e funcionamento de uma instalação e de seus ativos. Esses ativos, que consistem na construção física, sistemas, meio ambiente e equipamentos, devem ser mantidos, atualizados e operados a uma eficiência que irá satisfazer tanto o proprietário e os usuários, de forma eficaz. O gerenciamento de ativos auxilia na tomada de decisão financeira, de curto prazo e planejamento de longo prazo.


22. Gerenciamento e Localização de Áreas (Operação)


Processo no qual o BIM é utilizado para distribuir efetivamente, gerenciar e rastrear espaços apropriados e recursos relacionados dentro de uma instalação. Como um exemplo prático, um software BIM pode ser utilizado para detectar salas que não estão sendo utilizadas em uma empresa, obter informações sobre a mesma e adapta-la ao uso de uma nova equipe. O gerenciamento de espaço e de acompanhamento garante a alocação adequada dos recursos espaciais ao longo da vida da instalação. Esta aplicação exige frequentemente a integração com o software de monitoramento espacial.