Níveis de Maturidade BIM

Em qual nível de maturidade você e sua empresa estão?



O BIM pode ser entendido de várias formas de acordo com a visão de diferentes pessoas, seja baseado em experiências prévias ou percepção pessoal. Alguns vêm a tecnologia BIM como modelagem orientada a objetos, outros como a possibilidade de criar modelos IFC. Desta forma, surge a necessidade de estabelecer uma definição comum em termos de nível de maturidade BIM (KHOSROWSHAHI; ARAYICI, 2012).


Para essa identificação, Succar (2008) define a subdivisão dos níveis de maturidade BIM em três componentes, que podem auxiliar na classificação da implementação BIM:


Estágio 1 – Modelagem 3D baseada em objetos; Estágio 2 – Modelo baseado em colaboração; Estágio 3 – Integração baseada em rede.


Antes de apresentar os níveis de maturidade BIM, é interessante aprender o conceito de modelagem 3dbaseada em objetos, colaboração e integração baseada em rede.


A modelagem 3d baseada em objetos pode ser entendida no contexto da transição CAD-BIM, onde deixamos de desenhar linhas, arcos, círculos e objetos geométricos primitivos para modelar objetos virtuais paramétricos (portas, paredes, janelas, pilares, telhados, etc).

Ao desenhar geometrias em CAD, o nosso objetivo é representar o empreendimento. Quando modelamos uma edificação baseada em objetos estamos não apenas representando-a, mas criando a possibilidade de analisar e simular à sua construção através de softwares bim podendo fazer análises solares, luminotécnicas, estruturais, mecânica, energética, etc. Tais análises e simulações são viáveis visto que os modelos baseados em objetos possuem informação atrelada quanto ao seu material, aparência, textura, resistência, peso, etc.

Essa diferença é notável quando comparamos uma representação 2D de uma parede em CAD, com o modelo de uma parede em Revit, por exemplo.


Colaboração é todo o processo onde está envolvido o trabalho de várias pessoas em conjunto para alcançar os objetivos partilhados, de forma a se conseguir um resultado muito difícil de realizar individualmente.” (Ferreira, 2016). Na colaboração, pense em um arquiteto, um engenheiro estrutural e um engenheiro mecânico compartilhando os seus projetos entre as equipes de forma a se chegar ao melhor produto possível. Quando deixamos o isolamento do nosso escritório e começamos a trabalhar em equipe, temos um processo colaborativo.


Integração Baseada em rede é quando usamos um servidor BIM para que equipes das diferentes disciplinas trabalhem em tempo real com integração. Assim, um engenheiro civil com escritório em São Paulo, pode trabalhar em tempo real com um Arquiteto de Madri sem a necessidade de estarem no mesmo local. Óbvio que uma integração baseada em rede requer elevados níveis de integração e gestão de dados, mas é algo real e que já existe no mercado. Como exemplo, podemos citar o Revit Server.


Dessa forma, os níveis, ou estágios de maturidade BIM podem ser definidos da seguinte forma:


• Pré-BIM: