Rotina para exportação automática de todas as suas tabelas de quantitativo do Revit para o Excel.

Atualizado: 24 de Mar de 2019


Final de semana está ai e você tá na fase final de entrega daquele seu 'projetinho' né? Tá morrendo de vontade de se livrar disso logo pra ir pro bar com os amigos relaxar, mas ainda tem toda a parte chata e trabalhosa de ficar exportando cada quadro de quantitativo individualmente doRevit para o Excel. Pois tenho uma boa notícia para você meu amigo, com esse código do Dynamo, você vai poupar aquela meia horinha final e chata do trabalho.


Então vamos deixar de conversa e começar a trabalhar!


Caso não tenha o Dynamo Instalado, basta clicar no link e fazer o download o Dynamo, na opção da esquerda.


Para abrirmos o Dynamo depois dele estar instalado basta acessar a guia Manage>Dynamo



Para começarmos, precisamos nos certificar de que nós temos instalado em nossa máquina os seguintes pacotes:


BimorphNodesBumbleBee


Não sabe como fazer isso? É simples, na barra superior do Dynamo, procure por Packages (Pacotes), em seguida vá em Search for a Package.

No menu seguinte é só procorar pelos Pacotes BimorphNodes e BumbleBee e instalá-los. Caso encontre algum erro, pode ser que seu Dynamo não esteja atualizado. Use o link para baixar a versão mais atual.




Na seta Lateral, basta selecionar a opção install latest version.

Também precisamos mudar o modo de execução do Dynamo de automático para manual. Este modo de execução está localizado no canto inferior esquerdo da tela.



Agora, podemos começar a montar o nosso código.

Na Guia Libraries, iremos clicar na seta ao lado do Nome Revit e expandir a seleção, dentro dela iremos selecionar a opção Selection e expandir novamente, chegando a seguinte tela:



Neste Caso Utilizaremos os Nodes “Element Types” e “All Elements of Type”. Basca clicar e arrastar os itens para a área de trabalho. No node Element Types, na janela de cascata, iremos encontrar a categoria dos Quantitativos (ViewSchedule em inglês) e em seguida conectaremos este nó ao nó All Elements of Category.


Agora precisaremos utilizar o Node bimorph.GetScheduleData, que está localizado no grupo BimorphNodes > Revit>Schedules> Bimorph.GetScheduleData.

Conectaremos o Nó All Elements of Category a este Nó.


Obtendo o seguinte resultado:



Se você é novo no Dynamo, deve estar se perguntando: “E como esta lista abaixo do Node All elements of type apareceu?”


Ao colocar o mouse em cima da parte inferior do nó aparecerá uma versão contraída desta lista, para expandi-la basta apertar sobre o botão em forma de pino que aparece.

No caso de meu projeto, tenho 12 quadros de quantitativo, na ultima linha da lista anterior podemos ver isso. (Ele é o valor entre Parenteses). Lembre-se: você precisa estar com o projeto do Revit aberto e ter gerado tabelas de quantitativos.


Prosseguindo com a rotina teremos que selecionar o Node BB data, localizado em

Archi-lab_Bumblebee > Write > BBData.



Este Node possui 3 entradas: